Quem passeia pelas feiras livres de São Paulo nem imagina quanta história elas guardam. Elas fazem parte de uma das atividades comerciais mais antigas da cidade: há um registro oficial de 1687 liberando a venda de gêneros de terra, hortaliças e peixes no Terreiro da Misericórdia, que ficava ali no centro, entre as ruas Álvares Penteado e Direita.
Mas foi só em 1914 que a feira livre foi reconhecida pelo prefeito Washington Luiz P. de Souza. No ano seguinte, já existiam sete feiras em São Paulo e a partir de 1948 todo bairro ganhou pelo menos uma feira semanal.
Nos arredores da Avenida Pompéia também há sete feiras livres, que acontecem de terça-feira a sábado, das 6h, quando começa a montagem, às 14h. Nelas, sobra pastel e caldo de cana, mas faltam opções de alimentos orgânicos. Mesmo assim, as verduras, as frutas e os legumes são mais frescos, bonitos e baratos do que os encontrados em hortifrutis de supermercados, especialmente se você vai às compras no final das feiras livres.
Ah! E fique atento, pois as ruas onde as barracas são instaladas ficam fechadas e há um leve trânsito na região.
As Feiras da Pompéia e Região
A Prefeitura de São Paulo tem um site onde mapeia as feiras livres da cidade e a gente listou as que estão mais pertinho da Vila Pompéia. A partir deste mapa, definimos um roteiro e conferimos o que se encontra em cada uma.
As feiras de terça-feira
Rua Sepetiba
Na Rua Sepetiba, pertinho da Cerro Corá, fica a menor feira livre da região, com 22 barracas. Mesmo com menos opções, ela atende quem mora nos arredores com uma boa oferta de legumes e verduras, além das barracas de peixe fresco, mandioca e coco.
Rua Ministro de Godoi
Colada à PUC, a feira da Ministro é uma das gigantes. São 87 barracas espalhadas por dois quarteirões de extensão (entre as ruas Vanderlei e Bartira).
É uma feira com grande variedade de frutas e legumes, oferecidos por um grupo grande de comerciantes. É frequentada pelo pessoal do bairro e lota na hora do café da manhã e do almoço por estudantes universitários. Possui três barracas de pastel, entre elas a Kyoto, considerada por muitos como o melhor pastel de São Paulo.
Além disso tem barraca de frango, queijos, peixes e grãos, mas também quinquilharias para casa, ervas medicinais e até roupas. Muita gente recorre à feira da Ministro para consertar panelas, suportes e eletrodomésticos, em uma barraca que fica na equina da Rua Bartira. Por lá também se encontra amolador de facas, alicates e tesouras. O maior desafio dessa feira é não deixar que as laranjas, maçãs e limões saiam rolando pelas ladeiras.
As feiras de quarta-feira
Rua Cayowaa
Pertinho do metrô Vila Madalena, a feira livre da Cayowaa é a maior da região, com 116 barracas espalhadas entre as ruas Paracuê e Doutor Paulo Vieira. Sempre lotada, a feira é responsável por diminuir o número de vagas de estacionamento nas proximidades.
Pessoas de bairros vizinhos também costumam frequentá-la. Um dos grandes destaques é o pastel da Maria, que de tão famoso e premiado virou marca e presença confirmada em diversas feiras da cidade e lojas físicas. Mas a gente sabe, pastel de feira é muito mais gostoso e bem recheado.
Frutas, legumes e verduras fresquinhas, peixes e carnes – até mocotó – e preços baratinhos atraem os consumidores. A extensão das barracas também é fato destacável, principalmente entre as ruas Herculano e Doutor Paulo. Uma barraca com enorme variedade de temperos e até mesmo pães de forma ocupa grande parte da rua. Em uma das pontas, outra barraca com diversas opções para a casa também é disputada pelas pessoas.
Rua Tavares Bastos
A queridinha da Pompeia é a feira da Tavares Bastos. São 78 barracas espalhadas pela rua e uma simpatia só entre os feirantes e consumidores, a maioria morador do bairro. Quase todos se conhecem pelo nome e os gritos de promoção não param, principalmente depois do meio-dia, na tradicional hora da xepa.
Fica bem pertinho da avenida Pompeia, mas a simpatia atrai moradores até da Vila Romana, que caminham para aproveitar as ofertas. As opções de pastel e caldo de cana são excelentes e por preço mais baixo se comparados aos outros da região. Também possui barracas de roupas e as de frutas, com maçãs, laranjas, bananas, limões e muito mais, sempre fresquinhos.
Quinta-Feira
Rua Aimberé
A feira da Aimberé é outra para quem tem pernas fortes e, de preferência, um bom carrinho. Fica entre as subidas e descidas das Perdizes. É a segunda maior feira do pedaço, com 109 barracas que tomam as ruas Bartira, Vanderlei e Caiubi.
É ponto de encontro de moradores não só da Pompeia e das Perdizes, mas também do Pacaembu, que disputam os banquinhos do pastel da Lícia e as frutas, verduras e outros alimentos oferecidos com muito bom humor.
Sexta-Feira
Rua Ministro Ferreira Alves
Entre gritos de “tá barato!”, “vai acabar”, “é promoção”, a feira da Ministro é uma das mais agitadas da região com 81 bancas. Sua extensão, que vai desde a Cotoxó até a Caraíbas, tem público fiel em todas de funcionamento.
Pela manhã, ela é cheia de senhoras e senhores fazendo a compra da semana e também de trabalhadores que estão saindo de casa. Na hora do almoço, é comum enfrentar fila para comer pasteis. Lotada, ela traz uma enorme quantidade de barracas de frutas e verduras, além de uma floricultura com muitas opções.
Na esquina com a Tucuna há barracas com menos movimento, que é escolhida por quem não quer se arriscar pelas bancas mais concorridas.
Sábado
Rua Barão do Bananal
Para aqueles que tem uma vida agitada no meio da semana, a feira livre da rua Barão do Bananal é um trunfo. Lá tem de tudo: frutas, verduras e legumes, além das tradicionais bancas de reparos e peças para a casa.
São 64 barracas e nelas é comum observar crianças e adultos tomando um café da manhã diferente, assim como filhos acompanhando seus pais nas compras, o que mostra que a feira livre é também um passeio em família.
A Prefeitura de São Paulo mantém um mapa com todas as feiras livres da cidade, que pode ser acessado pelo endereço: http://www9.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/sdte/pesquisa/feiras/.
8 Comentários
Marcelo Pedroso ?? SP e suas pérolas! Adoro as preciosidades da metrópole se você precisar do mais antigo reparador da cidade saiba que existe o simpático Sr Manoel que trabalha em feiras livres fazendo um trabalho muito profissional. Ele afia troca válvulas pinos cabos borrachas faz qualquer tipo de reparos em seu fogão e ainda vai até seu estabelecimento ou domicílio! Há 55 anos no ramo ficou conhecido como Rei das Panelas. O trabalho tem qualidade durabilidade e honestidade. A prova viva de um velho verso panela velha é que faz comida boa! Facebook mapedroso4@gmail.com Tel 11 3625-1095 Cel 11 99430-4233 #urbanaurbini #reparador #reidaspanelas #tiquim #artista #essepe #saopaulo #sp #feiralivre #fogao #domicilio #amor#reidaspanelas #tiquim #domicilio #saopaulo #feiralivre #sp #amor #artista #reparador #essepe #urbanaurbini #fogao
A matéria fala sobre consertador panela , amolador de facas,mas faz taboa rasa sobre o assunto ,só não fala que é o mas antigo de SP,Marcelo Pedroso ?? SP e suas pérolas! Adoro as preciosidades da metrópole se você precisar do mais antigo reparador da cidade saiba que existe o simpático Sr Manoel que trabalha em feiras livres fazendo um trabalho muito profissional. Ele afia troca válvulas pinos cabos borrachas faz qualquer tipo de reparos em seu fogão e ainda vai até seu estabelecimento ou domicílio! Há 55 anos no ramo ficou conhecido como Rei das Panelas. O trabalho tem qualidade durabilidade e honestidade. A prova viva de um velho verso panela velha é que faz comida boa! Facebook mapedroso4@gmail.com Tel 11 3625-1095 Cel 11 99430-4233 #urbanaurbini #reparador #reidaspanelas #tiquim #artista #essepe #saopaulo #sp #feiralivre #fogao #domicilio #amor#reidaspanelas #tiquim #domicilio #saopaulo #feiralivre #sp #amor #artista #reparador #essepe #urbanaurbini #fogao
ME desculpe a sinceridade mas que tabua rasa de matéria é essa,não falou da tapioca muito menos Sr Manoel o mas antigo consertador de panela,fogão e afiação de SP.Marcelo Pedroso ?? SP e suas pérolas! Adoro as preciosidades da metrópole se você precisar do mais antigo reparador da cidade saiba que existe o simpático Sr Manoel que trabalha em feiras livres fazendo um trabalho muito profissional. Ele afia troca válvulas pinos cabos borrachas faz qualquer tipo de reparos em seu fogão e ainda vai até seu estabelecimento ou domicílio! Há 55 anos no ramo ficou conhecido como Rei das Panelas. O trabalho tem qualidade durabilidade e honestidade. A prova viva de um velho verso panela velha é que faz comida boa! Facebook mapedroso4@gmail.com Tel 11 3625-1095 Cel 11 99430-4233 #urbanaurbini #reparador #reidaspanelas #tiquim #artista #essepe #saopaulo #sp #feiralivre #fogao #domicilio #amor#reidaspanelas #tiquim #domicilio #saopaulo #feiralivre #sp #amor #artista #reparador #essepe #urbanaurbini #fogao
https://youtu.be/DXiIh0oWD24,TÉCNICO ESPECIALIZADO EM FOGÃO
CONVERSÃO,INSTALAÇÃO DE GÁS
CHAMAS FRACAS
ENTUPIMENTO
VAZAMENTO!!!!
REGULAGEM DE FOGÃO
CONSERTO
HIGIENIZAÇÃO Atendemos de segunda á domingo
Residências – Bares- Restaurantes – Padarias…Rei das panelasTerça-feira: Feira da PUC, em Perdizes
Quarta-feira: Rua Cayowaá, em frente à delegacia de ensino, em Perdizes
Quinta-feira: Rua Artur de Azevedo, esquina com a Antonio Bicudo, em Pinheiros
Sexta-feira: Rua Mato Grosso, em Higienópolis (1ª barraca)
Sábado: Rua Fradique com a Aspicuelta, na Vila Madalena
Domingo: Metrô Santa Cecília
Segunda-feira: atendimento à domicílio
Tels.: (11) 3625-1095/ 9430-4233/ Falar com: Marcelo Antônio Pedroso Banca Rei das Panelas ou Manuel…Para serviços de panela,afiação em geral…Agora serviços de fogão sim vamos é só combinar,…
https://youtu.be/DXiIh0oWD24
https://youtu.be/DXiIh0oWD24,TÉCNICO ESPECIALIZADO EM FOGÃO
CONVERSÃO,INSTALAÇÃO DE GÁS
CHAMAS FRACAS
ENTUPIMENTO
VAZAMENTO!!!!
REGULAGEM DE FOGÃO
CONSERTO
HIGIENIZAÇÃO Atendemos de segunda á domingo
http://www.futuraplay.org/video/facas-panelas-e-a-perseveranca/501435/?fbclid=IwAR0-v8dHUtBePQiUx2NPdpVo65IGkNxbipX6rMsUlA-bRdaHraPVdUnH5hs
SIMPLES ASSIM # REI DAS PANELAS FEIRA LIVRE SP #