A Praça Homero Silva ganhou o apelido de Praça da Nascente faz pouco tempo, mas a verdade é que ela já nasceu assim. É nessa área verde da Pompéia que o córrego Água Preta brota em meio às pedras, às árvores e da terra. Por isso que a praça foi rebatizada pelo Coletivo Ocupe & Abrace, que vem trabalhando na revitalização desse espaço há 3 anos.
Para celebrar o aniversário do coletivo, a liberdade de brincar, de ocupar espaços públicos com amor e a libertação das águas do córrego Água Preta, a Praça da Nascente será sede do VIII Festival Praça da Nascente – Renascendo em Liberdade.
O evento acontecerá no próximo domingo, dia 26 de junho, a partir das 10h e com uma extensa programação. As atividades são todas gratuitas e voltadas para crianças de 0 a 120 anos.
Às 10h tem exercícios chineses com Erica Bettiol e seu QiGong. Às 11h, Paulo Suzuki comanda uma roda de tambores. De tarde, a Fotroca propõe compartilhar fotos e trocar imagens entre os fotógrafos. Para participar, é só levar uma foto de sua autoria impressa no formato 20X30.
Depois haverá uma oficina de minhocário, com o Coletivo Organicidade. Às 13h, o professor Gustavo Veronesi vai mostrar como analisar a água da Praça da Nascente, enquanto explica o projeto Observando o Tietê, do SOS Mata Atlântica.
Daniel Caballero, pai do projeto Cerrado Infinito, fará uma reflexão sobre a história da cidade e sua paisagem. O Cerrado Infinito quer recuperar a vegetação original do bairro.
É na parte da tarde também que acontecerão as rodas de leitura para crianças. Ao longo do dia rolará o plantio nos blocos da arquibancada verde, que ficam no topo da praça. Quem quiser participar deve levar um pouco de terra, ferramentas e mudas resistentes para serem cultivadas.
As atividades serão animadas por grupos e bandas. Às 14h, quem se apresenta é Luciano Pessoa & amigos com violões e vozes e seu Antropomorfismo. Às 15h é a vez do trio paulista Largato!?. Às 16h tem a Banda Prana, com a celebração do Sagrado através de cânticos, kirtans e mantras. Às 17h a banda Let’s Zappalin homenageia Frank Zappa. Às 18h Patrícia Ahmaral no Cerrado Infinito apresenta a Intervenção Vila Lobos.
Para ninguém ficar com fome depois de tanta dança e tantas brincadeiras, haverá um piquenique colaborativo. É só levar o seu quitute preferido para partilhar com as outras pessoas. Ah, e se você quiser comprar alguma comidinha saudável lá, Claudio Lorenzo estará com seus pães artesanais do Masseria. O Pão das Meninas também venderá seus pães integrais e veganos no Festival.
É uma ótima oportunidade para ver como a Praça Homero Silva se transformou na Praça da Nascente e conhecer toda essa galera que está fazendo a diferença no bairro.
VIII Festival Praça da Nascente
Site: https://www.facebook.com/events/1187914554564979/
Quando: 26 de janeiro, a partir das 10h
Endereço: Praça Homero Silva, na Avenida Pompéia X Rua André Casado
No Comments