Desde 2014, cada uma das 32 subprefeituras da cidade implantou o seu Conselho Participativo Municipal, que é um grupo autônomo formado por representantes da sociedade civil para participar e fiscalizar as ações e os gastos públicos.
Mas o CPM não faz só isso: ele também pode sugerir ações e políticas públicas em seus microterritórios, tendo em vista que seus representantes conhecem o dia a dia dos bairros e seus problemas.
Aqui na nossa área quem atua é o Conselho Participativo Municipal da Lapa, que representa os moradores do Jaraguá, Vila Leopoldina, Jaguaré, Lapa, Barra Funda, Perdizes e Pompéia.
Ele é um dos canais que a gente tem para falar com a Subprefeitura da Lapa, então, se você tem algum desejo para a sua rua ou o seu entorno, entrar em contato com o CPM ou comparecer às reuniões presenciais pode ser um dos caminhos para transformá-lo em realidade.
Os conselheiros municipais são eleitos pelo povo, não possuem remuneração e exercem um mandato de dois anos. Para aumentar a participação popular feminina, o CPM é composto por, no mínimo, 50% de mulheres e também possui um representante imigrante, eleito, também, por imigrantes.
Agora, estamos no meio de um mandato e novas eleições devem ocorrer no fim de 2017. Nas eleições passadas a nossa região foi uma das que menos foi às urnas e contabilizou votos.
Agenda de reuniões e contato
Hoje, 14 de setembro, o Conselho Participativo Municipal da Lapa se reúne a partir das 19h30 na Subprefeitura da Lapa, que fica na Rua Guaicurus, nº 1000.
Para acompanhar o trabalho do CPM Lapa você pode acessar a página do Facebook ou o blog, onde estão listados os nomes dos nossos conselheiros.
Se ainda restou alguma dúvida sobre o que é o Conselho Participativo Municipal e quando rolam eleições, acesse o site: http://conselhoparticipativo.prefeitura.sp.gov.br/.
No Comments