Imagine o que é voltar ao Brasil depois de 10 anos morando na Inglaterra cheio de vontade de jogar futebol, chegar aqui e ninguém saber o que é isso? Pois foi o que aconteceu com Charles Miller, em 1894!
Essa história está contada no documentário “Miller & Fried: As Origens do País do Futebol”, que estreia hoje, 28/07, no Cine Belas Artes. O filme foi produzido e dirigido por dois vizinhos nossos daqui da Pompéia: Gal Buitoni e Luiz Ferraz. O casal é dono da Olé Produções, que também funciona no bairro. “Meus pais chegaram por aqui e foram comprando casas e terrenos para que os filhos, depois de crescidos, continuassem na Pompéia. Conheci o Luiz, começamos a namorar e ele, que era da Vila Sônia, também veio para cá”, lembra Gal.
Os dois, que sempre gostaram de futebol e samba, emplacaram o projeto em parceria com a Globo Filmes e passaram um ano pesquisando, produzindo, filmando e editando o documentário. Além de Charles Miller, o filme se baseia em outro personagem central e muito importante para que o Brasil fosse consolidado como o país do futebol: Arthur Friedenreich.
A obra faz um recorte entre os anos de 1870 e 1919. “Foi muito difícil arranjar imagens desse período. Ficamos em negociação com a Cinemateca Brasileira para eles cederem o material mais antigo deles. Os filmes dessa época eram feitos de nitrato de prata, que é altamente inflamável, e estávamos para conseguir a liberação quando o acervo pegou fogo. A conversa parou ali e não pudemos usar o material”, conta o diretor Luiz Ferraz.
Mesmo assim, Luiz e Gal encontraram imagens raras de arquivos e dos primeiros times do Brasil, como o Germânia (atual Esporte Clube Pinheiros), o Paulistano e o SPAC. A narrativa do documentário também é entrecortada por imagens da primeira excursão de um time brasileiro pela Europa, o Paulistano, e da terceira edição do Campeonato Sulamericano que aconteceu aqui no Brasil, em 1919.
“A euforia foi equivalente à Copa do Mundo de 2014. Os uruguaios eram os melhores e já tinham vencido as duas primeiras edições, mas o Brasil levou o título com um gol de Fried”, explica Luiz. O gol foi homenageado pelo compositor Pixinguinha, em um chorinho muito famoso chamado 1 X 0, que também está na trilha do filme.
Os biógrafos de Miller e Fried, John Mills e Luiz Carlos Duarte, contam essa e outras histórias; assim como o neto de Charles Miller, Carlos Miller Neto; e os jornalistas Celso Unzelte, Paulo Vinícius Coelho e Marcelo Duarte.
O bairro no filme
Além de a Pompéia estar representada por trás das câmeras, o documentário mostra fotos de como era o Palestra Itália no início do século. O clube, onde hoje se estabeleceu o Palmeiras, pertencia à Companhia Antarctica Paulista para que os funcionários da fábrica se divertissem durante o intervalo do trabalho.
Completamente diferente do que é hoje, o campo era usado por outros times e sediou o primeiro campeonato oficial de futebol do Brasil, o Campeonato Paulista.
Assista aqui ao trailer de “Miller & Fried: As Origens do País do Futebol” e vá ao cinema prestigiar nossos vizinhos!
“TRAILER”- Miller & Fried – As Origens do País do Futebol from Olé Produções on Vimeo.
2 Comentários
Que Bom saber que nosso Bairro está se destacando também nessa área.
Luciana disse:amei as dicas!! tb não me importo de comer vários dias o mesmo, tenho pouco tempo durante a semana pra preparar comida.. e seu post vai me ajudar muito com certeza! vou me organizar pq realmente é uma questão de orÃÃaizan§g£o e costume..