Especiais 0

Entre uma tacada e outra


No começo dos anos 2000, a cidade de São Paulo ganhou um número sem fim de casas de sinuca. Estava na moda sair com os amigos para beber e jogar bilhar, mas como toda moda é passageira, algumas casas fecharam. Resistiram aquelas que tinham algo diferente para oferecer ou as que ficaram conhecidas por serem ponto de encontro entre os jogadores que levam o esporte mais a sério. A Pompéia é um bairro que passou por essa onda e manteve firme os bares de sinuca que nasceram por aqui: o Ora Bolas, o Dona Mathilde e o Snooker Bar Pompéia. Todos eles estão localizados na Avenida Pompéia, que também é conhecida como avenida das sinucas.

A sinuca mais antiga da Pompéia

ora-bolas-salao-guarizo

A mais antiga das casas é o Ora Bolas, inaugurada em 1994. Bem pertinho da estação de metrô da Vila Madalena, o snooker é pequeno, com apenas seis mesas profissionais. Fica no piso superior de um sobrado e é mantido pelo Seu Max, morador da região há praticamente 40 anos. Ele também é engenheiro de tráfego da CET e montou o bar graças à sua paixão pelo esporte, à falta de lugares com mesas profissionais na região e à oportunidade de aumentar seus rendimentos.

Quem frequenta o Ora Bolas costuma ser fiel ao local. “A própria clientela do bilhar é um diferencial da casa”, conta Max. “A faixa etária de quem vem aqui é variada e de acordo com o horário de funcionamento do bar”. Das 17h até às 20h pessoas mais velhas costumam frequentar a sinuca por conta do ambiente mais silencioso e tranquilo. Depois, a partir das 21h, os mais jovens tomam conta do lugar, muitas vezes para jogar partidas de 15 bolas, também conhecida como par ou ímpar, ouvir música e tomar cerveja.

Além da cerveja, de vinhos e destilados, a casa também serve porções clássicas, como a calabresa e pastéis mistos, além de lanches como o Nordestino. Em breve, o Seu Max pretende contratar músicos para animar as noites de sextas e sábados com música ao vivo.

Ora Bolas
Endereço: Avenida Pompéia, 2350
Horário de funcionamento: Segunda a sábado, das 17h às 0h
Informações: pelo site ou telefone (11) 3798-2775
Aceita os cartões: Visa, MasterCard, Rede Shop e Ticket Refeição

Uma sinuca com cerveja artesanal

dona-mathilde-cardapio-divulgacao

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o Dona Mathilde. Conhecido do público mais jovem, o bilhar tem seis mesas profissionais, uma delas para o jogo inglês Eight Ball, tradicional nos Estados Unidos e na Inglaterra, onde os jogadores encaçapam as bolas coloridas e, por último, a bola preta. No mezanino do bar há uma máquina eletrônica de dardos e um pebolim para quem não quer ficar só na sinuca.

Além disso, o Dona Mathilde também se destaca por produzir a sua própria cerveja artesanal. “Seguimos as normas alemãs de fabricação”, destaca Silvio, um dos proprietários do local. “Em dias especiais, cobramos um preço fixo dos clientes por cerveja e porções à vontade, além de hora livre na mesa”. E se você é fã de corridas de cavalo, a casa também é uma das agências credenciadas pelo Jockey Clube de São Paulo para apostas regularizadas e legais.

Dona Mathilde
Endereço: Avenida Pompéia, 1415
Horário de funcionamento: De domingo a quinta-feira, das 17h às 0h. Nas sextas e sábados, das 17h até às 6h da manhã.
Informações: pelo site ou pelo telefone (11) 3672-4204
Aceita os cartões: Visa, MasterCard, Dinners Club

Aulas de sinuca gratuitas para mulheres na Pompéia

snooker-pompeia-salao-2-divulgacao

O engenheiro civil Carlos Destro utilizava um terreno na Avenida Pompéia como depósito de entulho para sua empresa de engenharia. “Mas o ponto era nobre demais para o fim que eu estava dando a ele e, por amar sinuca, resolvi transformar o espaço em meu próprio bar temático”, explica o proprietário do Snooker Bar Pompéia. Já pertinho do Shopping Bourbon, do estádio do Palmeiras e de outros grandes condomínios, o bilhar foi o último a surgir na avenida e é o que tem o maior número de mesas: são 15 em tamanho profissional e algumas delas têm tecido importado da Itália.

É um ambiente luxuoso e espaçoso, o que evita que as pessoas se esbarrem durante as tacadas. O mais importante diferencial da casa são as aulas gratuitas para mulheres todas as quartas-feiras. A professora é ninguém menos do que Silvia Taioli, campeã brasileira de sinuca, e a intenção é atrair cada vez mais a mulherada para o esporte. Homens também podem ter aulas, mas elas são pagas.

Snooker Bar Pompéia
Endereço: Avenida Pompéia, 553
Horário de funcionamento: Segunda a sábado, das 17h à 01h
Informações: pelo site ou pelo telefone (11) 3803-9072
Cartões: Visa, MasterCard, Dinners Club

Dica de ouro

Um pouco adiante da Pompéia, já na Lapa, está a maior casa de sinuca de São Paulo. O Atlanta Snooker Bar tem 27 mesas profissionais e funciona todos os dias. De terça-feira à sábado, a casa fica aberta até às 4h da manhã. Lá só toca blues e rock clássico desde que foi inaugurada, em 1993.

O Atlanta fica na Rua Faustolo, 434, e o telefone de lá é o (11) 3871-1632. Também dá para acessar outras informações pelo site.


*Foto de destaque e Ora Bolas por Eduardo Guarizo

Você também pode gostar

No Comments

Deixar resposta

css.php