Faça uma lista com seus cinco diretores de cinema preferidos. Quantos deles são mulheres? É muito provável que elas sejam minoria, mas não por apresentarem obras de qualidade inferior quando comparadas com aquelas feitas por diretores homens. O que acontece é que, assim como nas outras áreas profissionais, não há igualdade de gêneros na indústria do audiovisual.
É justamente por esse motivo que a 11ª edição do Festival de Cinema Latino-Americano resolveu divulgar e dar destaque às produções femininas. Pela primeira vez em um festival realizado aqui no Brasil, quase metade dos filmes que serão exibidos foram dirigidos por mulheres.
A grande homenageada pelo evento é Anna Muylaert, a premiada diretora de “Que Horas Ela Volta?”, e que estreará um novo filme no festival – “Mãe Só Há Uma”. Todos os seus 23 títulos serão exibidos, incluindo os trabalhos de início de carreira de rara circulação.
Nos encontros e debates também prevalecerá a participação feminina: 11 dos 19 participantes são mulheres.
O evento acontecerá de 20 a 27 de julho em diversos locais de São Paulo, mas o principal deles é aqui pertinho da Pompéia, no Memorial da América Latina. Por lá, todas as exibições serão gratuitas e é uma excelente oportunidade para conhecer não só a produção feminina, mas o que tem sido realizado em diversos países latinos e que dificilmente entram no circuito por aqui.
Durante toda a semana serão exibidos 118 filmes de 13 países diferentes, com a presença de diretores, roteiristas, produtores e outros profissionais que trabalharam no desenvolvimento de tais obras. Alguns deles participarão de debates e discussões, também abertos ao público.
A programação completa do evento você encontra no site: http://www.festlatinosp.com.br/2016/.
11º Festival de Cinema Latino-Americano
Quando: de 20 a 27 de julho, em horários variados
Onde: Memorial da América Latina
Endereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664
Quanto: Entrada gratuita
No Comments