Depois de pegar uma carona nas mãos de milhares de condutores brasileiros por mais de 23 mil quilômetros, a tocha olímpica chegará a São Paulo no próximo dia 24 de julho. E o mais legal é que ela passará bem aqui pertinho do bairro, por toda a Avenida Sumaré.
A partir das 16h47 está prevista a chegada da chama que representa o espírito olímpico ali na Praça Ana Maria Popovic. Na meia hora seguinte, ela percorrerá os quase 3 km de extensão da via sendo passada de mãos em mãos.
A lista de condutores ainda não foi divulgada, mas já sabemos que uma das convidadas a conduzir a tocha é a cartunista Laerte, a segunda participante transexual do revezamento. A primeira foi a professora Bianka Lins no município de Curvelo, em Minas Gerais.
Apesar de a passagem da tocha olímpica ter gerado controvérsias em algumas cidades brasileiras (lembram da onça pintada abatida em Manaus?), o objeto simboliza a paz, a união e a amizade entre todos os povos. O espírito competitivo, mas sem deixar o respeito de lado: o respeito ao diferente, às culturas diversas.
A tocha, também, é uma tradição de quase 3 mil anos que começou na Grécia Antiga, quando os gregos deixavam chamas acesas em frente a seus principais templos. Eles consideravam o fogo um elemento divino e essa tradição é mantida até hoje.
A chama saiu de Olímpia, na Grécia, em 21 de abril e aterrissou em Brasília no dia 3 de maio. De São Paulo, ela parte para Ilhabela.
Trânsito na região
Algumas vias ficarão temporariamente bloqueadas para a passagem da tocha. Aqui na área é bom evitar sair de carro pela Avenida Sumaré, Avenida Pacaembu, Avenida Antártica e Avenida Auro Soares de Moura Andrade, principalmente no período da tarde.
As linhas de ônibus que percorrem esse caminho também terão o trajeto alterado.
Veja no mapa o trecho próximo ao bairro em que a tocha passará e se programe:
No Comments