Nas escolas brasileiras, os alunos costumam praticar quatro modalidades esportivas olímpicas durante as aulas de Educação Física: futebol, handebol, basquete e vôlei. E adivinhe qual delas é a preferida entre os estudantes?
Pois bem, se você respondeu futebol é porque ainda não conheceu o nosso vizinho Oswaldo Maestro Guimarães. Foi justamente nas aulas de Educação Física do Colégio Santa Marcelina que ele descobriu um talento em fazer gol com as mãos, e não com os pés. Isso foi pelos idos dos anos 2000, quando ele tinha pouco mais de 10 anos.
De lá para cá, Oswaldo se tornou atleta do Esporte Clube Pinheiros, passou por todas as categorias de base e chegou na Seleção Brasileira de Handebol. “É a minha primeira Olimpíada e a emoção de defender o Brasil é sempre grande, ainda mais sendo aqui no nosso país”, conta o jogador. No Rio de Janeiro desde o começo de agosto, ele tem enfrentado uma rotina de competição, treinos e jogos, com a diferença de conviver com grandes nomes do esporte nacional e internacional, de todas as modalidades.
O Brasil tem ido bem no handebol, mas Oswaldo ressalta que a disputa por medalhas é concorridíssima. “As seleções favoritas são França, Alemanha, Polônia, Dinamarca e Croácia, mas podem haver surpresas e já demonstramos que nós podemos ser essa surpresa. Sabemos da dificuldade, mas estamos nos doando ao máximo.”
Até 2014, era bem fácil encontrar Oswaldo pelo bairro, especialmente no Parque Antártica e no Parque da Água Branca, aos fins de semana. Agora, ele saiu das Perdizes, onde nasceu e cresceu, para morar na Espanha e viver do Handebol. “Atualmente consigo viver do esporte, mas a carreira é muito curta quando comparada a outras profissões e todo atleta tem que se preparar para o momento da aposentadoria”, garante. Pensando nisso, o jogador de Handebol se formou em Engenharia de Materiais na Escola Politécnica da USP, em 2013. “Mas depois de focar nas Olimpíadas, pretendo voltar a estudar, a partir do ano que vem.”
Do Brasil, ele sente falta do calor e do sol. “Relacionado ao bairro, eu tenho muita saudade da família e dos amigos, que continuam morando por aí”, conta Oswaldo.
O Brasil joga hoje no Handebol, a partir das 16h40, e precisa vencer a Suécia para garantir a classificação às quartas-de-final.
No Comments