Se você já circulou nas ruas de nossa vizinhança prestando atenção às portinhas deve ter percebido que a Pompéia é muito mais que bares, consultórios e salões de beleza. Muitas portinhas abrigam pequenas confecções e oficinas de talentosas costureiras.
E foi com base nesse cenário que o nosso vizinho Alexandre Gera e sua sócia Claudia Yasumura começaram a esboçar sua startup Modée. A ideia da dupla é fortalecer o pequeno comerciante e revelar o trabalho de quem costura por conta. Se quiser uma roupa, pode considerar encomendá-la sob medida, ao invés de ir a uma loja e encontrar peças que foram modeladas a partir de um padrão.
Gostamos da ideia não apenas pelo fato de que Gera cresceu na Pompéia e está fazendo o início desse mapeamento por aqui, mas também porque vai de encontro a uma de nossas intenções com o site: fortalecer o comércio de bairro e dar luz ao trabalho bacana de gente como a gente. Sair um pouco de grandes magazines e mostrar que, sim, há vida fora dos shoppings.
“A internet e os aplicativos têm sido essenciais para criar um ecossistema mais saudável no comércio, sem depender de muito capital para investimento em estruturas físicas e campanhas de marketing”, explicou Gera, acrescentando que hoje é possível, com muito menos, atingir um público consumidor mesmo sendo pequeno comerciante.
Além disso, para o empreendedor o comércio local respeita a questão histórica e ambiental: “Quando a gente compra em negócios locais, incentiva também que os imóveis mantenham características mais próximas das originais, que as pessoas façam deslocamentos com menos emissão de poluentes e que famílias criem empreendimentos que cresçam e se mantenham por gerações.”
Gera, que é neto de alfaiate e de costureira, nasceu na Bela Vista, mas mora na Pompéia desde um ano de idade. O conhecimento da região, bem como o fato de que a nossa vizinhança está valorizando o comércio local – o perfil buscado pela startup – tornou a área desejável para os primeiros testes de um aplicativo que deve estar rodando a pleno vapor dentro de seis meses. Ajuda, também, o fato de que são 30 pequenas oficinas de costura que podem ser encontradas à pé por aqui.
Por enquanto, o Modée está captando costureiras, alfaiates e profissionais interessados em se inserirem na base.
No Comments