Quem costumava acordar cedo aos domingos na década de 1980 tomava o café da manhã ao som de “Amanheceu, peguei a viola, botei na sacola e fui viajar…”.
Essa era a trilha sonora de abertura do programa Som Brasil, que passava na Globo, e era apresentado por Rolando Boldrin e, depois, por Lima Duarte.
A ideia do programa era apresentar ritmos e temas regionais brasileiros: da catira ao carimbó, do berrante à viola caipira, do maracatu à congada. O Som Brasil ficou no ar até 1989.
Em 2005, Rolando Boldrin retomou o projeto de mostrar como é o Brasil, em prosa, verso e música, dessa vez na TV Cultura. O programa ganhou um novo nome, Senhor Brasil, e voltou às telinhas aos domingos de manhã.
Mas a gente que é aqui da Pompeia não precisa acordar cedo no domingo para assistir ao programa. E o melhor de tudo: é possível ver tudo ao vivo, escutar o Rolando Boldrin contando causos, conhecer um pouco mais do nosso folclore, visitar lugares por meio da música.
A gravação do Senhor Brasil acontece no teatro do Sesc Pompeia até três vezes ao mês e os ingressos são bem baratinhos: de R$ 6 a R$ 20. É possível comprar online e acompanhar a agenda do programa pelo site: https://www.sescsp.org.br/programacao/59383_SR+BRASIL.
Isso é só uma das atrações imperdíveis que tem aqui no bairro e que dá para ir a pé, sem gastar muito. Fique atento às outras na nossa agenda cultural.
No Comments