Você já deve ter ouvido que o Brasil é um país com dimensões continentais. Ele é pouco menor do que a Oceania, ocupa quase a metade de toda a área da América do Sul e é o quinto maior país do planeta. Só perde para a Rússia, Canadá, China e os Estados Unidos.
Na prática, isso quer dizer que para conhecer todo o território brasileiro, do Oiapoque ao Chuí, seria preciso passar uma vida bem vivida viajando por aqui (e também ganhar na loteria, porque viajar pelo Brasil não é lá muito barato).
A gente já disse uma vez que uma boa maneira de explorar novas culturas é experimentar outros temperos e, para te ajudar a conhecer as cinco regiões brasileiras sem sair do bairro, fizemos uma lista com 16 restaurantes de comidas típicas do Brasil que estão localizados na Pompeia, Perdizes, Vila Romana e região.
Região Norte
A gente sabe que o Tabulêro Sim deveria aparecer na Região Nordeste desta lista, mas, excepcionalmente em outubro, os quitutes deste tabuleiro homenagearão o Círio de Nazaré de 2016 com comidas típicas do Pará.
Em todos os sábados deste mês o Tabulêro servirá pratos como pato no tucupi, maniçoba, vatapá paraense, tacacá e bolo de macaxeira. Os ingredientes serão trazidos diretamente de Belém, capital paraense.
O tacacá, que é feito com jambu e deixa uma dormência na boca, é fixo no cardápio às quintas-feiras, a partir das 17h.
Às terças e quintas, o tabuleiro, que funciona em frente ao bar Bebo Sim, também vende acarajé, abará, cuscuz de tapioca, cocada de forno, bolinho de estudante e outros sabores do Nordeste.
Fique sempre de olho no facebook do lugar, porque de vez em quando eles surpreendem com cardápios típicos, como o último caruru feito para homenagear São Cosme e Damião.
Onde: em frente ao Bebo Sim, na Avenida Professor Alfonso Bovero, 1107
Horário de funcionamento: todas as terças e quintas, das 17h às 22h; e todos os sábados, das 13h às 19h
Região Centro-oeste
Assim como o Tabulêro Sim, o Espaço Tambiú podia estar em duas regiões dessa lista: a Norte e a Centro-oeste. Isso porque eles vendem pratos da alta gastronomia feitos com peixes típicos tanto do Pantanal quanto da Amazônia.
No cardápio tem tambaqui, pirarucu, tambiú, pintado e tilápia, mas também tem robalo, camarões e outros frutos e peixes de água salgada.
Onde: Rua Traipu, 607
Telefone: (11) 3801-2793
Horário de funcionamento: para o almoço, de terça a sexta, das 12h às 15h; aos sábados e domingos, das 12h às 16h; para o jantar, de terça a quinta, das 19h às 23h, e sextas e sábados, das 19h às 23h30.
A Santa Fé Cervejaria é conhecida por seu Cupim Casquerado na telha, um prato típico de Araçatuba (SP), mas por lá é possível provar a famosa linguiça cuiabana. A diferença é que esta linguiça é preparada com carne bovina, leite, queijo e temperos, deixando-a mais tenra e menos seca.
A linguiça cuiabana é muito encontrada, também, no interior de São Paulo porque foi inventada por paulistas em uma viagem à capital do Mato Grosso.
Onde: Avenida Pompéia, 600
Telefone: (11) 2594-3426
Horário de funcionamento: de terça a quinta, das 12h às 0h; sexta, sábado e véspera de feriados, das 12h às 0h30; aos domingos e feriados, das 12h às 23h.
Região Nordeste
O Soteropolitano é um restaurante baiano que só abre de sexta, sábado e domingo. Durante a semana, ele levanta as portas apenas para eventos especiais, festas e atrações musicais ou literárias.
Quer provar uma deliciosa moqueca baiana ou montar seu próprio acarajé? Este é o lugar.
Onde: Rua Marco Aurélio, 451
Telefone: (11) 3034-4881
Horário de funcionamento: às sextas, das 12h às 15h30 e das 18h às 22; aos sábados, das 12h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 18h
SSA Restaurante – Sabor de Chamego
Que tal uma moqueca de siri mole, uma salada de aratu, um abará ou um acarajé? Todas as combinações da Bahia se encontram nesse restaurante novo aqui no bairro, que abriu as portas no segundo semestre deste ano.
O cardápio também oferece carne de fumeiro, porção de camarão, salada de feijão fradinho, aipim e muito mais.
Onde: Rua Diana, 946
Telefone: (11) 3803-8454
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 18h às 23h; aos sábados, das 12h às 23h30; e aos domingos, das 12h às 15h
Vira e mexe a Casa do Norte do Seu Gabin aparece por aqui porque é um dos nossos lugares preferidos no bairro. Além de feijoada às quartas e sábados, eles servem carne seca com mandioca, baião de dois, carne de sol, sarapatel, buchada de bode, rabada, rapadura e queijo coalho.
Os pratos são bem servidos e por um preço bem camarada, por isso o restaurante vive cheio, dos trabalhadores da região aos jovens da Pompeia.
Onde: Rua Aimberê, 1146
Telefone: (11) 3673-1768
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 8h às 0h; e aos domingos, das 8h às 20h
A tapioca é uma comida indígena, bem brasileira, e foi preparada pela primeira vez em Pernambuco. Hoje a receita é muito popular em São Paulo e a gente pode encontrá-la em diversas versões. No restaurante Beiju de Tapioca há uma porção de recheios, alguns lights e outros nem tanto: tem de abobrinha, shimeji, banana, nutella, queijo, tomate, entre outros.
Lá também se pode pedir o cuscuz individual, o baião de dois em um prato bem servido ou em uma única porção, e caldos como o de mocotó. De vez em quando rola até um sambão no lugar.
Onde: Rua Coriolano, 1160
Telefone: (11) 3862-0383
Horário de funcionamento: de segunda e terça, das 12h às 19h; e de quarta a sábado, das 12h às 22h
Aqui tem caldo de sururu e de piranha, acarajé, vatapá, mocofava, caruru, moqueca baiana, xinxim de galinha, escondidinho, jabá, mocotó e muito mais. No extenso cardápio também se encontra sucos com frutas típicas do Nordeste, como umbu, cajá, cacau e caju.
Onde: R. Dr. Homem de Melo, 870
Telefone: (11) 3865-1044
Horário de funcionamento: de segunda, das 11h30 às 18h; de quarta a sábado, das 11h30 às 0h; e aos domingos, das 12h às 22h
Casa do Norte Serra e Sertão
A Lapa é um dos bairros mais nordestinos de São Paulo. Além de sediar o Mercadão da Lapa, onde você pode comprar temperos, queijos, frutas e outros produtos do Nordeste, por lá há diversos pequenos empórios como a Casa do Norte Serra e Sertão.
Depois das compras, peça o cardápio com os pratos típicos da Bahia, da Paraíba, de Pernambuco, do Piauí e de outros estados que compõem o Nordeste.
Onde: Rua Trajano, 153
Telefone: (11) 3675-3028
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 7h às 20h
Centro de Tradições Nordestinas
Pertinho da Pompeia está a maior concentração de restaurantes nordestinos de São Paulo, dentro do Centro de Tradições Nordestinas. São 10 restaurantes típicos e 9 quiosques em uma praça de alimentação com capacidade para 1200 pessoas.
Por lá você encontra dezenas de pratos da culinária típica de todos os estados do Nordeste. Mesmo com amplo espaço, há fila de espera aos domingos, principalmente para estacionar o carro no estacionamento próprio do local.
Onde: Rua Jacofer, 615
Telefone: (11) 3488-9400
Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 12h às 16h; de sexta e sábado, das 12h às 4h; e aos domingos, das 11h às 0h
Região Sul
Os gaúchos são conhecidos aqui em São Paulo por seu churrasco e na Fogão Gaúcho, além da abundância de carne, você é atendido por pessoas com roupas típicas dos pampas.
O sistema é rodízio com mais de 26 tipos de cortes nobres de carne e um buffet com saladas e pratos quentes.
Onde: Avenida Marquês de São Vicente, 1767
Telefone: (11) 3611-3008
Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 11h às 16h e das 18h às 0h; de sextas e sábados, das 11h às 0h; e aos domingos, das 11h às 22h
Região Sudeste
A chef Angelita Gonzaga é capixaba, mas em seu restaurante ela vende comida caipira, tropeira e campeira. O prato mais pedido no Arimbá é o Rojão, que é típico de Ribeirão Grande, no interior de São Paulo.
De dia de semana, na hora do almoço, a melhor pedida é o cardápio executivo, que inclui entrada, prato principal e sobremesa. De sexta à noite tem apresentação de moda de viola e de fim de semana costuma lotar: a fila de espera é grande.
Onde: Rua Ministro Ferreira Alves, 464B
Telefone: (11) 3477-7063
Horário de funcionamento: de terça a quinta, das 12h às 16h; às sextas, das 12h às 23h; aos sábados e domingos, das 12h às 18h
Ir a esse restaurante parece uma viagem ao interior de Minas ou de São Paulo, em uma fazenda típica da região. Por lá se pode comer pratos mineiros e caipiras como a rabada do Vale, a vaca atolada, o leitão à pururuca, o feijão tropeiro, o tutu mineiro e ainda provar receitas com couve refogada, ora-pro-nobis e outras verduras.
Para acompanhar, o restaurante dispõe de mais de 270 rótulos de cachaças, a maioria mineiras.
Onde: Rua Marco Aurélio, 201
Telefone: (11) 2339-5008
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 11h às 16h; aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h
O Truta é um dos mais novos restaurantes aqui da área e em seu cardápio há receitas preparadas com peixes e frutos do mar trazidos do litoral paulista e carioca.
Tem filé de peixe, camarão com catupiry, camarão na moranga, risoto de lagostin, camarão rosa, caldeirada de frutos do mar e outros pratos típicos de São Paulo e Rio de Janeiro. Apesar disso, o dono Seu Zé é pernambucano!
Onde: Rua Caraíbas 477
Telefone: (11) 3862-9946
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 11h às 0h; e aos domingos, das 11h às 22h
O Petiskin do Bob também é especializado em pratos com peixes e frutos do mar do nosso litoral. Além do filé de tilápia, do arroz com frutos do mar, da massa com mariscos e do filé de salmão grelhado, é possível pedir as porções bem servidas de iscas de peixe, lula, camarão e muito mais.
A boa novidade é que agora o Petiskin do Bob também abre para o almoço.
Onde: Rua Doutor Miranda de Azevedo, 658
Telefone: (11) 2924-4002
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 11h às 23h30; e aos sábados e domingos, das 11h às 21h
Conhece mais algum que não entrou nessa lista? Conta para a gente no contato@vilapompeia.com.
*A foto de capa é de Patrícia Feyer, tirada no restaurante Soteropolitano.
6 Comentários
tem um monte de endereço que não é na pompeia…
Oi, Marcelo! Tudo bem?
Deixa eu te explicar como funciona o site: a gente fala sobre a Pompeia e o que fica mais próximo, que dá para fazer em uma caminhadinha. Usamos a Avenida Pompeia como referência e esticamos 30 minutos de caminhada para a Lapa, Vila Romana, Perdizes, Sumaré e até passando um pouquinho a ponte. É o que fica próximo para todo mundo que mora por aqui. 🙂
Abração.
Olá
Adorei a reportagem e acho importante citar que a foto que ilustra é da moqueca de camarão do Soteropolitano Restaurante. Sei disso porque a foto é minha ?
Parabéns pela pesquisa.
Oi, Patrícia! Eu tinha colocado no fim da matéria que era do Soteropolitano, mas não sabia que era sua. Me desculpe! Vou adicionar os créditos a você também!
[…] Parque. Se mesmo assim você preferir ir de carro, a boa dica é chegar cedo no bairro, procurar um bom lugar para comer e um estacionamento mais barato (em dias de show eles costumam aumentar os […]
Sem falar dos flanelinhas que intimidam quem estacionar, isto está penalizando o morador local. Esta na hora do bairro fazer algo. Os shows e jogos estão trazendo transtornos para o bairro que era mais tranquilo.