Alguma coisa acontece no meu coração que só quando cruza a Venâncio Aires e a Cotoxó… E a gente não sabe se é raiva, nojo ou tristeza. Quem já passou por esse pedacinho da Pompeia deve ter tropeçado muitas vezes no lixo que se acumula bem nessa esquina porque ali é um ponto viciado de descarte. Às vezes o lixo é tanto que os pedestres precisam se arriscar a caminhar pelo meio da rua, bem onde passa um corredor de ônibus.
Entre o fim da gestão de Haddad e o início da gestão de Dória, fomos até lá algumas vezes fotografar o que encontramos. Poucas idas coincidiram com o momento em que a esquina estava limpa e livre do lixo acumulado. Na maior parte das vezes, nos deparamos com resíduos de tudo quanto é tipo, sacos de lixo abertos, sofás, madeiras, armários.
Segundo a Prefeitura Regional da Lapa, responsável pela limpeza urbana da região, as varrições no local são realizadas toda semana, às quartas-feiras e aos sábados. “O que acontece na esquina da Cotoxó com a Venâncio Aires, em sua maioria, é proveniente de atividades clandestinas de descarte irregular de lixo”, informou a assessoria.
O que eles chamam de descarte irregular de lixo é tudo aquilo que o lixeiro não consegue recolher e colocar no caminhão. Por exemplo, um sofá ou um armário que não serve mais em sua casa. Ainda que você acredite que alguém possa passar e recolher o móvel, o que acontece muitas vezes é que o objeto fica ali por semanas e semanas, apodrecendo e servindo de abrigo para insetos e outras pragas que transmitem doenças.
Jogar um sofá na rua é considerado crime ambiental e a multa para quem for pego em flagrante pode chegar R$ 18 mil. Já pensou?
O que pode ser feito
Se por um lado a população não colabora, por outro o poder público tem que fazer a sua parte. Quando algum vizinho se deparar com aquela montanha de lixo acumulada (e nem precisa deixar virar uma montanha!) na esquina da Venâncio Aires com a Cotoxó, ele pode ligar para o 156 e denunciar a situação. Aliás, em qualquer esquina, porque há alguns outros pontos viciados de descarte de resíduos pelo bairro.
Agora, se você tem algum grande objeto para jogar fora, deve fazer isso em algum dos 98 Ecopontos da cidade. O mais perto da nossa região fica debaixo do Viaduto Antártica, no cruzamento da Avenida Antártica com a Rua Gustav Willi Borghoff.
2 Comentários
As vezes é tanto lixo que a gente tem que ir para Rua, a calçada fica bloqueada de tanto lixo.
Uma tristeza imensa conviver com essa situação todos os dias.
Eu trabalho na Venâncio Aires e passo por estes lixos diariamente, acho um absurdo.
Já vi estes galões de água em um Aptº daquela mesma calçada.
Para quem quer descartar objetos grandes como sofás, armários, etc. Existe o Cata Bagulho, que se encarrega em retirar estes entulhos. (11) 3733-3650
(11) 3733-5914.