Quando os astronautas pisaram pela primeira vez na lua, em 1969, Ziraldo já estava lá. E estava desde que era um menino em Caratinga, no interior de Minas Gerais, sonhando com planetas, estrelas e desenhando quadrinhos de cosmonautas para vender aos colegas de escola.
Naquele mesmo ano, Ziraldo escreveu e publicou seu primeiro livro infantil. Flicts contava a história da cor da lua, que, até descobrir que era a cor da lua, não se encaixava em lugar nenhum. O livro foi dado de presente ao astronauta Neil Armstrong, o primeiro homem a caminhar na superfície lunar e dizer a frase famosa: “é um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade”.
Ziraldo pôde conhecê-lo no Copacabana Palace. E levou sua filha Daniela Thomas ao encontro, com 10 anos na época. No fim de 2018, quase 50 anos depois, ela organizou uma homenagem ao pai para agradecê-lo por aquele momento que nunca esqueceu.
Até o dia 11 de maio, a Casa Melhoramentos exibe “Os Planetas do Ziraldo”, uma exposição com grandes painéis e desenhos originais do autor feitos para todos os seus 11 livros sobre o espaço. O evento conta, também, um pouco do processo criativo que o Ziraldo seguiu para escrever as obras.
Logo na entrada, a gente é convidado a assistir a esse vídeo com Ziraldo explicando porque seus grandes amigos de infância eram os astronautas (é imperdível):
Ainda é possível comprar uma maletinha com as obras na própria loja da Casa Melhoramentos e com um preço especial.
As visitas são gratuitas, de quarta à sábado, das 9h às 20h. É só levar um documento original para liberar a entrada.
Casa Melhoramentos
Rua Tito, 479
No Comments